domingo, 3 de julho de 2016

Artigo: Motivação através da valorização pessoal.
Por Nestor de Almeida
Pesquisa mostra que se tivéssemos o habito de elogiar mais, as pessoas seriam mais felizes, mais produtivas em suas atividades, mais motivadas em suas ações, melhor convívio na família e com os amigos.
Saiba por que, como e quando elogiar alguém. As pessoas estão cada vez mais intolerantes e se desgastam valorizando os defeitos dos outros. Por isso, o convívio entre as pessoas se tona cada vez mais frio. A ausência de elogio está cada vez mais presente na sociedade. Não vemos mais homens elogiando suas mulheres ou vice-versa, não vemos chefes elogiando o trabalho de seus subordinados, não vemos mais pais e filhos se elogiando; amigos, etc. Só vemos pessoas fúteis valorizando artistas, cantores, pessoas que usam a imagem para ganhar dinheiro e que, por consequência são pessoas que tem a obrigação de cuidar do corpo, do rosto. Essa ausência de elogio tem afetado muito as famílias e as empresas.
A falta de diálogo em seus lares e no trabalho, o excesso de orgulho impede que as pessoas digam o que sentem e levam essa carência para dentro dos consultórios. Acabam com seus relacionamentos ou com a motivação no trabalho e na vida. Vamos começar a valorizar nossas famílias, amigos, alunos, subordinados. Vamos elogiar o bom profissional, a boa atitude, a ética, a beleza de nossos parceiros ou nossas parceiras, o comportamento de nossos filhos. Vamos observar o que as pessoas gostam.
O bom profissional gosta de ser reconhecido, o bom filho gosta de ser reconhecido, o bom pai ou a boa mãe gostam de ser reconhecidos, o bom amigo, a boa dona de casa, a mulher que se cuida, o homem que se cuida, enfim vivemos numa sociedade em que um precisa do outro; é impossível alguém viver sozinho, e os elogios verdadeiros unem as pessoas alem de servir de motivação na vida de qualquer pessoa.
Quantas pessoas você poderá fazer feliz hoje elogiando de alguma forma?
Vou dar aqui algumas dicas para você saber como e quando elogiar alguém.
O elogio é uma afirmação! Você pode elogiar alguém por SUAS REALIZAÇÕES. Por uma conquista, por um feito, Elogiar por um trabalho realizado, por um curso concluído...
- Você pode elogiar pelo CARÁTER: todos nos apresentamos traços positivos de caráter. Características como perseverança, humildade, coragem, determinação, autodisciplina, compaixão, perdão, honestidade, integridade, bondade, paciência, amor, altruísmo...
- Você pode elogiar pela PERSONALIDADE DA PESSOA. Pela capacidade de encontrar soluções para os problemas, otimismo, organizado, planejador, intuitivo, lógico, positivo, realizador, espontâneo, autoestima...
Como elogiar?
Você pode elogiar falando DIRETO para a pessoa, exaltando um feito, uma qualidade. Você pode elogiar através de um bilhete, você pode elogiar fazendo uma menção a pessoa em publico. (cuidado com elogio em publico, nem todo mundo gosta) Você pode elogiar através de um abraço, de um belo sorriso, de um presente...
Quando elogiar?
Dizem que o elogio deve ser feito em quanto o suor ainda esta no rosto e o cansaço ainda esta no corpo. Portanto, o elogio deve ser feito o quanto antes possível. Ao elogiar, evite comparações. Fale da pessoa e dos seus feitos. Não use a pessoa que esta sendo elogiada para criticar outras pessoas. O elogio quando verdadeiro e bem feito, constrói, quando mau feito, destrói.
Nesta semana, preste mais atenção nas pessoas, descubra suas qualidades e faça exercícios de elogio. Todo mundo tem algo de bom ou sabe fazer boas coisas, só não percebe isso quem está sempre buscando falhas, defeitos nos outros. Com elogio você vai ver como as pessoas crescem e ficam mais felizes, mais radiantes e você pode contribuir e construir bons relacionamentos elogiando corretamente. Pense nisso e boa sorte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário